Explorando a Relação entre Autoeficácia e Atitude Positiva face à Introdução de uma Nova Tecnologia

Miguel Mauricio Isoni Filho, Miguel Mauricio Isoni

Resumo


O surgimento de novas tecnologias da informação e comunicação, como os sistemas integrados de gestão, tem influenciado não só o mundo empresarial, mas também as universidades.  Com base nisso, destaca-se que compreender os fatores que influenciam a decisão de um indivíduo em usar uma nova tecnologia vem se tornando um desafio na área de tecnologia da informação.  Em survey com 174 discentes de uma universidade federal brasileira, esta pesquisa desenvolve uma escala para associar autoeficácia e atitude positiva face à introdução do módulo de atividades acadêmicas de um sistema integrado de gestão. Entre os resultados, apresenta-se a estrutura fatorial dos construtos e discute-se a associação entre eles. As contribuições desta pesquisa são de natureza conceitual (aspectos cognitivos e atitudinais da interação pessoa-computador) e metodológica (mensuração de escala). Como contribuição gerencial, a universidade poderá elaborar programas voltados a promover eficiência no uso do SIGAA com maior possibilidade de adoção por parte de seus discentes.


Palavras-chave


Autoeficácia, Atitude, Sistemas integrados de gestão.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v15i2.2563

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo