SENTIDOS DO TRABALHO - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM TRABALHADORES DO POLVILHO EM MINAS GERAIS

Autores

  • Lauisa Barbosa Pinto Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
  • Alessandro Vinicius de Paula Departamento de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT) http://orcid.org/0000-0001-7366-5095
  • Christiane Batista de Paulo Lobato Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)
  • Ana Alice Vilas Boas Professora Adjunta III do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA).

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i4.2529

Palavras-chave:

Sentido do trabalho, fábricas de polvilho, mandioca, relações de trabalho, saúde do trabalhador

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal compreender o sentido do trabalho para trabalhadores das fábricas de polvilho de mandioca no sul de Minas Gerais. A mandioca é um produto fundamental para garantir a segurança alimentar de várias regiões do mundo, sendo a terceira fonte de calorias para a alimentação humana na região dos trópicos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, exploratória e descritiva, cujos dados foram tratados por meio de estatística descritiva (distribuição frequência e média) e duas técnicas multivariadas (análise de cluster e discriminante), utilizando-se o software SPSS no processamento dos dados. Quanto às expectativas e percepções sobre o trabalho (especificamente, o sentido do trabalho) foi evidenciada a existência de dois grupos/perfis diferentes de trabalhadores. Sete variáveis discriminaram, significativamente, tais grupos: 1) Garantia das necessidades básicas (transporte/educação/saúde); 2) Oportunidades de aprendizado no trabalho; 3) Desenvolvimento das habilidades interpessoais; 4) Igualdade direitos; 5) Rotina/repetição de tarefas; 6) Boa comunicação com os chefes ou superiores e 7) Responsabilidade para superar os problemas do trabalho. Os resultados apresentados podem auxiliar na elaboração de programas de Gestão de Pessoas adequados à realidade dos trabalhadores das fábricas de polvilho em outras regiões nacionais e aos interesses organizacionais.

Biografia do Autor

Lauisa Barbosa Pinto, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.

Graduada, mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS/Câmpus Pouso Alegre.

Alessandro Vinicius de Paula, Departamento de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT)

Alessandro Vinicius de Paula é doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras [2015]. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais [2008]. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia [2011]. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais [Licenciado: 2010; Psicólogo: 2004; Bacharel: 2003]. Atua como professor/pesquisador no Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá (IE/UFMT). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa concentradas nas seguintes áreas: 1) Psicologia Organizacional e do Trabalho - ênfase no estudo da saúde do trabalhador; 2) Psicologia Social - ênfase no estudo das relações de gênero e saúde; 3) Formação e atuação em Psicologia.

Christiane Batista de Paulo Lobato, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)

Graduada, mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA).

Ana Alice Vilas Boas, Professora Adjunta III do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA).

Pós-doutora em Administração pela HEC Montreal. Professora Adjunta III do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Atualmente, se dedica à área de Administração e organizações, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

27/12/15