CULTURA DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM OSCIPS

Autores

  • Sérgio Chaves Arruda Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i2.2467

Palavras-chave:

Cultura de aprendizagem, Desempenho organizacional, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Resumo

O estudo objetiva analisar a relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho em uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) na cidade de Fortaleza/CE, no tocante ao desempenho financeiro e do conhecimento, com suporte nas percepções dos variados agentes da organização. A base teórica são os fatores definidos por Marsick e Watkins (2003), acerca da relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional. Para isso, utilizou-se a metodologia quantitativa de pesquisa de natureza descritiva. O questionário utilizado junto aos 211 participantes da pesquisa foi o Dloq-A (YANG, 2003). Os resultados do estudo confirmam as hipóteses estabelecidas, indicando que a cultura de aprendizagem exerce significativa influência no desempenho organizacional no Instituto, na percepção dos respondentes.

Biografia do Autor

Sérgio Chaves Arruda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora e Professora do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor e Professor do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)


Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor e Professor do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

 

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e Professor e Pesquisador do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração (CMAAd) da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 

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Publicado

06/07/15

Edição

Seção

Artigos