A IMAGEM DA PESCA ESPORTIVA SEGUNDO SEUS PRATICANTES

Autores

  • Ana Carolina Campos Abreu Curso de Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás
  • Ricargo Limongi França Coelho Curso de Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás Escola de Administração do Estado de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas Cornell University
  • Altair Camargo Filho Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás
  • Marcos Inácio Severo Almeida Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i4.2371

Palavras-chave:

Pesca esportiva, Método Qualitativo, Configuração da imagem, Consumo, Tribo.

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar os padrões de comportamento de consumo percebidos pelo grupo de pescadores esportivos da cidade de Goiânia – Go, Brasil. Adotou-se uma metodologia qualitativa, por meio do Método de Configuração da Imagem - De Toni (2005). A coleta de dados ocorreu por meio de questionários com uma amostra de 20 respondentes. Os resultados mostraram que a Imagem Central deste segmento é composta por atributos comuns, sendo estes: amigos, amizade, companheirismo, socialização; desestressar, descanso, tranquilidade; natureza; fóruns de pesca; hobby, lazer e diversão. Os resultados indicam que este grupo de pescadores apresenta como elemento aglutinador o estilo de vida e a busca pelos mesmos ideais (preservação da natureza/fuga do estresse) e não um determinado produto/marca. A presente pesquisa contribui com estudos sobre o consumo de uma área responsável por uma ampla cadeia produtiva no turismo brasileiro, porém ainda pouco explorada.

Esta pesquisa buscou identificar os padrões de comportamento de consumo percebidos pelo grupo de pescadores esportivos da cidade de Goiânia – Go, Brasil. Adotou-se uma metodologia qualitativa, por meio do Método de Configuração da Imagem - De Toni (2005). A coleta de dados ocorreu por meio de questionários com uma amostra de 20 respondentes. Os resultados mostraram que a Imagem Central deste segmento é composta por atributos comuns, sendo estes: amigos, amizade, companheirismo, socialização; desestressar, descanso, tranquilidade; natureza; fóruns de pesca; hobby, lazer e diversão. Os resultados indicam que este grupo de pescadores apresenta como elemento aglutinador o estilo de vida e a busca pelos mesmos ideais (preservação da natureza/fuga do estresse) e não um determinado produto/marca. A presente pesquisa contribui com estudos sobre o consumo de uma área responsável por uma ampla cadeia produtiva no turismo brasileiro, porém ainda pouco explorada

<

Biografia do Autor

Ana Carolina Campos Abreu, Curso de Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Goiás

Ricargo Limongi França Coelho, Curso de Administração Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás Escola de Administração do Estado de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas Cornell University

Mestre em Administração (Unisinos-RS) e Bacharel em Administração (PUC-GO). É doutorando em Administração pela EAESP-FGV na linha de Estratégias de Marketing, e estudante visitante na Universidade Cornell. Professor Assistente na Universidade Federal de Goiás (UFG) lotado no curso de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE). Coordenador do grupo ADMKT da UFG. Participa do projeto de pesquisa sobre Criação de Valor de Marcas Corporativas nas Redes Sociais (CNPq/FGV). Premiado com o melhor artigo de tema e de área no SEMEAD 2013 e indicado ao prêmio Raimar Richers de melhor artigo do EMA 2014. Interesses de pesquisa: varejo, mídias sociais, marketing para pequenas empresas e métodos quantitativos.

Altair Camargo Filho, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Goiás (PPGADM) na linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Goiás.

Marcos Inácio Severo Almeida, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia Universidade Federal de Goiás

Mestre em Administração , Pós-Graduado em Marketing e Bacharel em Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Publicidade. Atualmente é estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação Pró-Qualificar da Universidade Federal de Goiás. É Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE). Participa regularmente do Grupo de Pesquisa Experimenta, da Universidade de Brasília, e coordena o grupo ADMKT, da Universidade Federal de Goiás. Foi agraciado com o prêmio de melhor artigo de tema e de área no SEMEAD 2013 e indicado ao prêmio Raimar Richers de melhor artigo do EMA 2014. O principal tema que orienta suas pesquisas é a gestão do composto de marketing e o impacto em variáveis individuais ou empresariais de desempenho. Essa temática é abordada por meio de delineamentos quase-experimentais, que envolvam grandes bases de dados, ou experimentais, conduzidos em laboratório ou em ambientes naturais.

Downloads

Publicado

27/12/15