INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS MACRO E MICROECONÔMICAS NAS EMISSÕES PRIMÁRIAS DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Marcos Antônio de Camargos Faculdade IBMEC de Minas Gerais e CEPEAD-UFMG.
  • Eduardo Senra Coutinho Faculdade IBMEC de Minas Gerais – IBMEC-MG.
  • Emanuella Gomes Xavier Faculdade IBMEC de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i1.2334

Palavras-chave:

market timig, emissões primárias, estrutura de capital, variáveis micro e macroeconômicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar se variáveis macroeconômicas e microeconômicas influenciam as captações de recursos externos via emissões primárias de ações e debêntures de companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa. Os dados utilizados na pesquisa se referem a 23 registros de ofertas primárias de ações e 49 registros de emissão de debêntures, ocorridos entre janeiro de 2005 e dezembro de 2011, totalizando 28 trimestres. O modelo econométrico utilizado foi um painel balanceado (924 observações) com dados trimestrais estimados via Logit e MQO. Foram identificadas variáveis internas e externas que explicam as captações de recursos por meio de ações e de debêntures. Concluiu-se que as empresas consideram a conjuntura econômica para escolher qual o melhor momento de captar recursos, corroborando a teoria do market timing, enquanto consideram a sua situação financeira interna para decidir sobre o volume de recursos que será captado. 

Biografia do Autor

Marcos Antônio de Camargos, Faculdade IBMEC de Minas Gerais e CEPEAD-UFMG.

Dr. em Administração

Professor Adjunto Faculdade IBMEC de Minas Gerais e CEPEAD-UFMG.

Eduardo Senra Coutinho, Faculdade IBMEC de Minas Gerais – IBMEC-MG.

Professor Adjunto

Coordenador da Graduação em Administração

Faculdade IBMEC de Minas Gerais – IBMEC-MG.

Emanuella Gomes Xavier, Faculdade IBMEC de Minas Gerais

Bacharel em Economia.

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Publicado

20/05/15

Edição

Seção

Artigos