Menos é Mais? Um Estudo sobre Materialismo e Anticonsumo

Autores

  • Sofia Batista Ferraz Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC)
  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i4.2299

Palavras-chave:

Anticonsumo, Materialismo, Autocontrole

Resumo

A cultura de consumo falha em corresponder às demandas de preenchimento e felicidade e, além disso, tem comprometido fatores dos quais o bem-estar da sociedade depende: convivialidade com a comunidade, equilíbrio entre as esferas social e profissional, vida estética e espiritual e um meio-ambiente saudável. O objetivo do artigo consiste em analisar a influência do Materialismo nos estilos de vida de Anticonsumo e o papel moderador do Autocontrole e da Orientação a Longo Prazo (LTO) nessa relação. Materialismo é a importância atribuída à posse e à aquisição de bens materiais e, por outro lado, o Anticonsumo (Avareza e Frugalidade) se caracteriza pelo não consumo, ou a redução do consumo desenfreado. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa-descritiva. Foram coletados 213 questionários, analisados pelas técnicas de correlação e regressão. Os resultados apontam que o autocontrole e a LTO interagem na relação de materialismo e anticonsumo, dependendo dos diferentes estilos anticonsumistas adotados.

Biografia do Autor

Sofia Batista Ferraz, Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração (FEA/USP)

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC)

Professora Adjunta do Departamento de Administração

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração (FEA/USP)

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração

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Publicado

04/03/15