O REFLEXO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO E CONDUTA DOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Jenipher Morgana da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivano Ribeiro Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i4.2289

Palavras-chave:

Consumo Ambiental, Percepção Ambiental, Universitários, Diretrizes Curriculares Nacionais, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar se a incorporação de uma disciplina relacionada à educação ambiental nos cursos de graduação contribui para a formação da consciência e do consumo ambiental dos universitários, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Nesse sentido, o estudo realiza um comparativo entre os universitários que possuem na grade curricular uma disciplina com conteúdo relativo à Gestão Ambiental e aqueles que não possuem. A pesquisa exploratória e qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados uma adaptação do modelo Vapercom, para comparar a percepção e o comportamento entre os universitários que têm e os que não têm em sua grade curricular uma disciplina relacionada às questões ambientais, aplicado a 184 estudantes universitários do quarto ano de 12 cursos da Unioeste, campus de Cascavel. Os resultados mostraram que a disciplina de Gestão Ambiental na grade curricular não é determinante para formar cidadãos ambientalmente corretos, mas certamente contribui para entender como certos cuidados podem proteger o planeta.

Biografia do Autor

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Docente do Mestrado Profissional em Administração, Doutora em Engenharia de Produção - UFSC

Jenipher Morgana da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bolsista de Iniciação Científica – CNPq, graduanda do curso de Administração da Unioeste.

Ivano Ribeiro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho, Mestre em Administração - UFPR. Docente do curso de graduação de Adminsitração  Unioeste.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção - UFSC.

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Publicado

04/03/15