ÉTICA E CÓDIGO BUSHIDÔ PARA UMA CONDUTA EMPREENDEDORA

Bruno Gomes Felisberto, Melissa Watanabe, Miguelangelo Gianezini, Rafael Rodrigo Mueller, Gisele Silveira Coelho Lopes

Resumo


O ambiente cultural e social em que se vive molda os comportamentos e as atitudes da sociedade. Este comportamento também ocorre nas organizações, locus onde até recentemente, somente a maximização dos lucros era o princípio norteador. Todavia, existem exemplos históricos que contrariam este princípio. Com foco num destes exemplos, o objetivo deste estudo é apontar possibilidades de contribuição do código de ética bushidô, enquanto balizador da conduta empreendedora. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada previamente uma pesquisa bibliográfica caracterizada por um estudo descritivo qualitativo, cujo método de análise dos dados foi uma pesquisa descritiva e propositiva. O resultado do trabalho evidencia um esforço contínuo de auxílio no rompimento de paradigmas relacionados à orientação empreendedora na administração de empresas, tendo como sustentação o exemplo japonês de aplicar o bushidô no âmbito empresarial e comportamental dos potenciais e atuais empreendedores.


Palavras-chave


Código de ética; Cultura organizacional; Japão; Bushidô; Ética empresarial.

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DOI: https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i2.2277

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo