PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTÂNCIA DE GESTÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Corinne Julie Lopes Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina Machado Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i3.2269

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, formação, dirigentes comunitários, terceiro setor, gestão social.

Resumo

O presente artigo se insere no campo de estudo da gestão social da educação e objetiva discutir a elaboração de projetos político-pedagógicos na perspectiva de torná-los instâncias privilegiadas para essa gestão. Essa discussão é realizada visando a formação de dirigentes comunitários do terceiro setor e se apoia em revisão bibliográfica e pesquisa empírica. Considera as origens do uso do projeto político-pedagógico como expediente de gestão educacional; os conceitos a ele atribuídos; pressupostos, princípios e fundamentos que informam as necessidades, finalidades e objetivos que lhe dão significado e sentido. Apresenta aspectos teóricos e práticos da construção, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação de projetos político-pedagógicos. Recupera aspectos históricos e de desenvolvimento do terceiro setor e conclui que, embora tendo uso predominante na educação formal, o projeto político-pedagógico é uma importante ferramenta de gestão social com validade para atividades educacionais em geral, inclusive para o contexto da formação de dirigentes desse setor.

Biografia do Autor

Corinne Julie Lopes, Centro Universitário UNA

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Pós-graduada em Gestão Social pela Fundação João Pinheiro. Ex-gestora social num Centro de Prevenção à Criminalidade - política pública da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Mediadora de conflitos, consultora em projetos sociais e advogada. Atualmente, trabalha como coordenadora executiva da Associação Casa Santo André, em Brasília.

Lucília Regina Machado, Centro Universitário UNA

Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1972), com mestrado (UFMG, 1979) e doutorado (PUC-SP, 1984) em Educação e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (Iresco, CNRS, França, 1997/98). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, está vinculada como professora ao Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), onde está responsável pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Desenvolve pesquisas e presta serviços técnicos especializados na área de educação, trabalho e educação, educação profissional, formação de professores, trabalho, gestão social, desenvolvimento local e políticas públicas.

Downloads

Publicado

27/12/14

Edição

Seção

Artigos