INOVAÇÃO DE PRODUTO EM UMA EMPRESA DE MICRO-ÔNIBUS

Autores

  • Eliana Andréa Severo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Unidade Maracanã.
  • Marcio de Oliveira Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Potiguar (UNP)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i4.2264

Palavras-chave:

Inovação de Produto, Tecnologia, Indústria Automotiva, Micro-ônibus, Transporte.

Resumo

A tecnologia e a inovação estão presentes na vida das pessoas, o que torna os consumidores mais exigentes e críticos. Neste contexto, as organizações vêm mudando sua forma de atuar junto ao mercado e investindo fortemente em fontes de pesquisas que identifique quais as necessidades dos consumidores. Para tanto, este estudo tem como objetivo, analisar a inovação desenvolvida por uma empresa do ramo de micro-ônibus para atender as necessidades do transporte coletivo escolar. Os resultados revelaram que os acessos, vias e estradas rurais, são fatores que dificultam a realização adequada do transporte escolar rural, bem como as variáveis climáticas dificultam a organização e implementação desse serviço. Neste sentido, o desenvolvimento do micro-ônibus 4X4 tratou-se do primeiro veículo brasileiro concebido especialmente para o transporte escolar, visando-se minimizar estas dificuldades no transporte escolar rural.

Biografia do Autor

Eliana Andréa Severo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Unidade Maracanã.

Doutora em Administração. Docente do Departamento de Engenharia da Produção do CEFET/RJ.

Marcio de Oliveira, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Especialista em Engenharia da Produção com Ênfase em Desenvolvimento de Produto.

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar (UNP)

Doutor em Administração. Professor do Mestrado em Administração da UNP.

Downloads

Publicado

04/03/15