COMPRAS VIA CELULAR: A INTENÇÃO DE USO PELO CONSUMIDOR

Autores

  • Ana Carolina Sim Moraes PUC-Rio
  • Jorge Brantes Ferreira PUC-Rio
  • Angilberto Freitas Unigranrio
  • Cristiane Junqueira Giovannini PUC-RIO
  • Jorge Ferreira da Silva PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i1.2151

Palavras-chave:

m-commerce, aceitação de tecnologia, TAM, comportamento do consumidor

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender os fatores que levam jovens brasileiros a realizarem compras pelos seus celulares, praticando o mobile-commerce (m-commerce). Para isto, foi utilizada uma extensão do TAM (Davis et al., 1989) com a adição de outros construtos (ansiedade, facilidade de acesso, habilidade com o celular, diversão e compatibilidade). O modelo foi testado por meio de uma survey, com uma amostra de 287 jovens. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais e os resultados apontam para o efeito da ansiedade, da utilidade e da compatibilidade sobre a intenção de uso do m-commerce entre os jovens brasileiros.

Biografia do Autor

Ana Carolina Sim Moraes, PUC-Rio

Aluna de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio

Jorge Brantes Ferreira, PUC-Rio

Doutor em Administração pelo COPPEAD. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-RIO.

Angilberto Freitas, Unigranrio

Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.

Cristiane Junqueira Giovannini, PUC-RIO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio

Jorge Ferreira da Silva, PUC-RIO

Doutor em Administração pela PUC-RIO. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-RIO.

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Publicado

07/05/14

Edição

Seção

Artigos