Síndrome de Burnout em Estudantes de Pós-Graduação: Análise da influência da Autoestima e Relação Orientador-Orientando
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i1.2113Palavras-chave:
Burnout, Autoestima, Relação orientador-orientando, Pós-Graduação, SurveyResumo
Estudos recentes apontam que estudantes podem desenvolver a síndrome de Burnout, principalmente os de pós-graduação, tendo em vista as exigências e pressões características do ambiente acadêmico. Sendo assim, este estudo tem o objetivo de verificar a influência da relação orientador-orientando e da autoestima nas dimensões da síndrome de Burnout, em alunos de Pós-Graduação. O estudo foi desenvolvido a partir da estratégia de survey; a amostra compreende 424 estudantes de Pós-graduação de uma Universidade Federal localizada na região Sul do Brasil. Os testes realizados compreendem: estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão. Dentre os principais resultados, aponta-se que, no total, os estudantes, não desenvolveram altos níveis de Burnout, possuem elevada autoestima e bom relacionamento com o orientador. Constatou-se também, através da análise de correlação, que o desenvolvimento da síndrome de Burnout, pode ser influenciado por níveis elevados de autoestima negativa e o desenvolvimento de um relacionamento negativo com o professor orientador. Aponta-se também que o fato de o estudante ser bolsista, pode sugerir a ocorrência da síndrome de Burnout.
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