Síndrome de Burnout em Estudantes de Pós-Graduação: Análise da influência da Autoestima e Relação Orientador-Orientando

Autores

  • Andressa Hennig Silva UFSM
  • Kelmara Mendes Vieira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i1.2113

Palavras-chave:

Burnout, Autoestima, Relação orientador-orientando, Pós-Graduação, Survey

Resumo

Estudos recentes apontam que estudantes podem desenvolver a síndrome de Burnout, principalmente os de pós-graduação, tendo em vista as exigências e pressões características do ambiente acadêmico. Sendo assim, este estudo tem o objetivo de verificar a influência da relação orientador-orientando e da autoestima nas dimensões da síndrome de Burnout, em alunos de Pós-Graduação. O estudo foi desenvolvido a partir da estratégia de survey; a amostra compreende 424 estudantes de Pós-graduação de uma Universidade Federal localizada na região Sul do Brasil. Os testes realizados compreendem: estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão. Dentre os principais resultados, aponta-se que, no total, os estudantes, não desenvolveram altos níveis de Burnout, possuem elevada autoestima e bom relacionamento com o orientador. Constatou-se também, através da análise de correlação, que o desenvolvimento da síndrome de Burnout, pode ser influenciado por níveis elevados de autoestima negativa e o desenvolvimento de um relacionamento negativo com o professor orientador. Aponta-se também que o fato de o estudante ser bolsista, pode sugerir a ocorrência da síndrome de Burnout. 

Biografia do Autor

Andressa Hennig Silva, UFSM

Mestre em Administração (PPGA/UFSM)
Doutoranda em Administração (PPGA/UFSM

Kelmara Mendes Vieira, UFSM

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM. 

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Publicado

20/05/15

Edição

Seção

Artigos