IDEOLOGIA VERDE E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR TECNOLÓGICO: PREFERÊNCIA DE USO E JUSTIFICAÇÃO

Autores

  • Marina Lemos Barboza Universidade da Amazônia
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i4.2032

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Inovação, Ideologia Verde

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o comportamento de consumo tecnológico, dado a justificação do valor verde integrado em dispositivos eletrônicos, do tipo smartphones e tablets. Com isto, foi realizado um estudo baseado na literatura de comportamento do consumidor, produtos verdes, ideologia verde, convergência tecnológica e preferência de uso por produtos tecnológicos, utilizando de pesquisa netnográfica como opção metodológica, a qual consiste da extração de informações de blogs/fóruns de discussões, realizando uma análise de conteúdo para as discussões coletadas, de forma a codificar e categorizar os grupos participantes deste argumento. Para complementar questionamentos que ficaram em abertos após a netnografia, foram feitas entrevistas com nove consumidores específicos por suas características de consumo, de forma a melhor compreender como fatores de marketing influenciam nestas decisões. Neste contexto, este estudo teve como resultado cinco categorias de consumidores identificados, com subcategorias implícitas. Este estudo observa e interpreta o ponto de vista do consumidor tecnológico, avaliando se a difusão dos produtos verdes (consumo sustentável ou com valores/atributos ecológicos), inseriu-se no contexto da sociedade atual, e se a discussão desta realidade mercadológica, apresenta consigo a inovação da consciência ecológica (verde), além da percepção de inovação tecnológica com a inserção do verde.

Biografia do Autor

Marina Lemos Barboza, Universidade da Amazônia

Bolsista Sanduíche do Programa UNIBRAL, e Iniciação Científica (2012 - 2013) no Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos - Programa de Mestrado em Administração na Universidade da Amazônia (UNAMA.)

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia

Pós-Doutorando na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Março de 2009. Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing), no período de set/2007 à jun/2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). É professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA, professor da Faculdade de Belém (FABEL) e Editor Adjunto da Revista Ensinagem, ambas IESs em Belém do Pará

Downloads

Publicado

21/03/18