INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA E DAS REDES SOCIAIS NA CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS DE JOVENS EMPREENDEDORES SERGIPANOS

Autores

  • Fabiana Silva de Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i2.1944

Palavras-chave:

Jovens Empreendedores. Influência da Família. Redes Sociais

Resumo

Este estudo busca analisar a influência da família e das redes sociais na criação de negócios por jovens empreendedores. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e o método de pesquisa adotado foi o de casos múltiplos. Foram analisados três casos de empresas criadas há mais de dois anos por jovens de 18 a 34 anos de Sergipe. Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais semiestruturadas com os empreendedores jovens e depois foram analisados através da análise de conteúdo. As evidências nos casos analisados apontaram que a experiência anterior dos jovens empreendedores influenciou no tipo de empreendimento criado. Outrossim, a influência da família, e a rede social mantida com os amigos contribuíram para que os empreendedores obtivessem acesso aos recursos tangíveis e intangíveis para criação de suas empresas.

Biografia do Autor

Fabiana Silva de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Sergipe, professora da Faculdade José  Augusto Vieira nas disciplinas Pequenas e Médias Empresas e Estratégia.

Rivanda Meira Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro. Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007). Coordenadora e Professora do Mestrado em Administração da UFS (PROPADM).

Downloads

Publicado

28/11/14

Edição

Seção

Artigos