Ensino de Administração nos EUA e no Brasil: uma Análise Histórica

Autores

  • Aline Lourenço Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG),
  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i1.1830

Palavras-chave:

Educação Superior, Ensino de Administração, Business Schools, Estudantes de Administração, Administrador.

Resumo

Os cursos de administração aumentaram em número e são procurados por muitos estudantes. Essa expansão quantitativa trouxe em seu bojo muitas críticas, entre elas, a falta de correspondência entre a expansão e a qualidade do ensino. No entanto, entende-se que muitos dos problemas enfrentados pelo ensino de administração, atualmente, são decorrentes da forma como os cursos foram constituídos. Por isso, o objetivo deste ensaio teórico é compreender as particularidades do atual cenário educacional da área de Administração no país, por meio do resgate histórico da ascensão e da crise do ensino de administração nos EUA e no Brasil. Como resultado, evidencia-se problemas comuns aos dois países tais como a mercantilização da educação. As particularidades nacionais evidenciam fragilidades no ensino que comprometem a formação do administrador e denotam uma falta de perspectiva deste campo de formação profissional.

Biografia do Autor

Aline Lourenço Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG),

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Varginha, e doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência como professora, pesquisadora e consultora na área de Administração. Os principais temas de interesse são: Ensino e Pesquisa em Administração, Teoria das Organizações, Administração Pública, Redes Organizacionais e Teoria da Complexidade.

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Varginha (2001), especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2006) e doutorado em Administração pela UFLA. Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no curso de Administração. Área de atuação: Estudos Organizacionais, Cultura, Formação em Administração

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) no período de 2008 a 2010, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação em 2011 e Coordenador de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) no período de 2011 a 2012, além de ter atuado como professor em diversas instituições no Paraná (Unioeste, Univel, Unipar e Unifoz) e Rio Grande do Sul (Unisinos) e coordenador do Curso de Administração na Univel por 3 anos. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolve quatro instituições), Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Cluster, Arranjo Produtivo Local (APL), agronegócio e gestão da tecnologia e inovação

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Publicado

20/05/15

Edição

Seção

Artigos