METODOLOGIAS EM TESES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Autores

  • Ana Carla Bon Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Barbara Pagliari Levy Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i4.1815

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, RSC, Revisão de Literatura, Teses de Administração, Metodologias de Pesquisa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do levantamento das metodologias de pesquisa utilizadas nas teses de doutorado em Administração na área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Foram analisadas as teses defendidas na última década (2001 a 2010) dos cursos de Administração brasileiros com avaliação CAPES mínima de cinco no triênio de 2007 a 2010. Os resultados foram comparados com estudos internacionais e brasileiros. Predominam os estudos empíricos (75% do total) e o emprego de métodos qualitativos (82%), tendo oito destas teses (29%) utilizado também métodos quantitativos. Em consonância com as revisões de literatura em RSC anteriores, foi observada a adoção preferencial pelo método de estudos de caso (64%) e de survey (36%). Conclui-se que as teses na área de RSC não parecem estar sujeitas de forma tão proeminente à exigência de método quantitativo da maioria das publicações acadêmicas. Estes resultados seguem direções diferentes das encontradas nas revisões de literatura anteriores.

Biografia do Autor

Ana Carla Bon, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Ana Bon é aluna de dedicação exclusiva do Doutorado de Administração do IAG PUC-Rio, desde março de 2011. Bolsista Aluna Nota 10 da Faperj. As áreas de interesse são Estratégia, Ética, Negociação e Responsabilidade Social Corporativa.

Possui 26 anos de experiência no Setor de Telecomunicações e Informática, sendo dezenove em três líderes de mercado - Nokia/Nokia Siemens, Cisco Systems e  IBM Brasil – onde ocupei diversos cargos executivos, além de sete anos como engenheira de desenvolvimento de software para COBRA Computadores.  Graduada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Engenharia da Computação pela COPPE/UFRJ, MBA em Finanças no IAG, PUC-Rio.

Barbara Pagliari Levy, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Administração pela PUC-Rio, Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ e Engenheira de Produção pela POLI/USP. Professora e coordenadora de cursos de extensão no COPPEAD/UFRJ. Professora convidada pela Fundação Dom Cabral. Consultora de emrpesas. Possui experiência executiva de 12 anos como gestora em empresas multinacionais, como Kraft Foods, Colgate-Palmolive e Rohm and Haas.

Downloads

Publicado

21/03/18