COMPETÊNCIAS E E-COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Kely César Martins Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andreia Oliveira Santos Faculdade Novos Horizontes
  • José Ricardo Costa Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Marlene Catarina Oliveira Lopes Melo Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1803

Palavras-chave:

Competência profissional, Competência docente, E-competência docente

Resumo

Este estudo objetivou analisar como se configuram as competências e e-competências, necessárias e efetivas, de professores de um curso de graduação em Administração de um centro universitário. Após discutir as temáticas e peculiaridades da educação a distância (EAD), realizou-se uma pesquisa qualitativa com 12 alunos e cinco professores. Os dados coletados (por meio de um formulário com questões abertas e uma técnica projetiva de associação de palavras) foram submetidos à análise de conteúdo. Perceberam-se degraus entre as competências e as e-competências, assim como entre as necessárias e as efetivas, desnudando-se uma complexa lacuna: a interação dos sujeitos no ambiente virtual.

Biografia do Autor

Kely César Martins Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração

Professora Adjunta (CEPEAD/CAD/FACE/UFMG)

Andreia Oliveira Santos, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis

José Ricardo Costa Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Pós Doutor em Sociologia; Doutor, Mestre e Bacharel em Administração; Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela

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Publicado

05/09/14

Edição

Seção

Artigos