REDES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DO SISTEMA UAB EM MINAS GERAIS

Autores

  • Donizeti Leandro Souza Universidade Federal de lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Cleber Carvalho Castro Universidade Federal de Lavras / Professor adjunto
  • Fábio Antonialli Universidade Federal de lavras / Departamento de Administração e Economia
  • Robert Delano de Souza Corrêa Universidade Federal de lavras / Departamento de Administração e Economia

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1700

Palavras-chave:

Redes interorganizacionais, Análise estrutural, Educação a Distância, Sistema UAB, Minas Gerais.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a estrutura do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no estado de Minas Gerais, identificando a densidade da rede e as instituições públicas de ensino superior que ocupam posições de maior centralidade no que tange a democratização do acesso ao ensino superior. Como procedimento metodológico foi realizado um estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo e quantitativo, a partir de uma pesquisa documental realizada no portal UAB/CAPES, seguida pela elaboração de uma sociomatriz, formada pelas interações entre as instituições de ensino e municípios-polo, por meio dos softwares UCINET® e NETDRAW®. Dentre os principais resultados, identificaram-se baixa densidade da rede em Minas Gerais e alto grau de centralidade em torno de três instituições de ensino superior (IES): Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João Del-Rei e Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo possível avaliar o envolvimento das IES participantes do sistema UAB quanto à democratização do acesso à educação superior na rede de municípios-polo, assim como a baixa interação na rede.

Biografia do Autor

Donizeti Leandro Souza, Universidade Federal de lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Três Corações na área de Logística.

Cleber Carvalho Castro, Universidade Federal de Lavras / Professor adjunto

Doutorado em Agronegócio (UFRGS), atualmente é professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFLA - Departamento de Administração e  Economia - DAE e coordenador Institucional da UAB/UFLA.

 

Fábio Antonialli, Universidade Federal de lavras / Departamento de Administração e Economia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei e Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação.

Robert Delano de Souza Corrêa, Universidade Federal de lavras / Departamento de Administração e Economia

Mestre em Administração na Universidade Federal de Lavras e especialista em Segurança Pública e Complexidade pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

Downloads

Publicado

05/09/14

Edição

Seção

Artigos