COMPETÊNCIAS E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE ADMINISTRADORES EM SUSTENTABILIDADE

Autores

  • JACQUES DEMAJOROVIC Centro Universitário da FEI
  • Monica De Sordi Martão Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1653

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, sustentabilidade, competências

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar como práticas interdisciplinares em cursos de Administração contribuem para o desenvolvimento de competências para sustentabilidade. Discute também desafios e perspectivas para a inserção profissional de administradores na gestão para sustentabilidade nas organizações. A técnica de coleta de dados escolhida foi a realização de entrevistas semiestruturadas com egressos de um curso de Bacharelado em Administração com Linha de Formação Específica em Gestão Ambiental e gestores de organizações que trabalham com sustentabilidade. Resultados da pesquisa mostram que práticas interdisciplinares contribuem para o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade como visão sistêmica, pensamento crítico, diálogo com diferentes atores e comprometimento pessoal. As mesmas competências foram identificas pelos gestores de mercado para o exercício profissional na área de sustentabilidade. A pesquisa mostra também uma falta de entendimento por parte dos gestores de mercado de como inserir administradores na gestão para sustentabilidade nas organizações, dificultado sua inserção profissional.

Biografia do Autor

JACQUES DEMAJOROVIC, Centro Universitário da FEI

Professor do Progroma de Pós-Graduação em Administração/FEI

Monica De Sordi Martão, Centro Universitário da FEI

Mestre em administração FEI

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Publicado

05/09/14

Edição

Seção

Artigos