UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO ESTUDO DE CASO EM PESQUISAS NO CAMPO DA ESTRATÉGIA

Autores

  • Juliane Ines Di Francesco Kich Universidade Federal de Santa catarina
  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i3.1613

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Método de Pesquisa, Estratégia, Análise.

Resumo

Com vista à importância da questão metodológica para a qualidade do conhecimento produzido na área de estratégia, este trabalho tem como objetivo analisar a utilização do método estudo de caso empregado nas pesquisas científicas na área de estratégia, a fim de observar se a forma como os casos são construídos validam o método e respondem efetivamente aos objetivos de pesquisa propostos. Para tanto, foi realizado um levantamento dos artigos publicados na Revista de Administração Contemporânea (RAC), envolvendo as publicações de janeiro de 2006 e janeiro de 2012. Constatou-se a predominância do uso do estudo de caso na área da estratégia, sendo a maioria deles com caráter descritivo e pouco crítico, com o intuito de testar hipóteses. Ainda, mostrou-se pequeno o número de estudos de caso únicos que objetivam se unir, no sentido de complementar, outros estudos de caso para assim construir uma pesquisa mais consistente; entre outros achados.

Biografia do Autor

Juliane Ines Di Francesco Kich, Universidade Federal de Santa catarina

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

28/12/13

Edição

Seção

Artigos