APRENDIZAGEM ATIVA EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Nilana Rodrigues de Souza UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15iNE.1496

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem baseada em problema

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (problem based learning – pbl) em disciplinas do curso de graduação em administração. Para responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos optou-se por uma abordagem quantitativa exploratória do tipo survey. A coleta de dados ocorreu através de aplicação de questionários referentes aos fatores facilitadores a cento e sete (107) alunos, após os mesmos participarem de uma experiência inovadora de ensino-aprendizagem utilizando o método PBL em estudo. Como resultado constatou-se que 77% aceitaram a metodologia, sendo que deste valor, 25% consideraram o método com grande aceitação como facilitador e 52% o avaliaram como um facilitador moderado. Considerando que também foram registrados os estilos de aprendizagem, deve se levar em conta que nem todos possuem facilidade para desempenhar um papel mais ativo ou colaborativo durante o processo ensino-aprendizagem, deste modo teve que se observar cada turma em que o PBL foi aplicado individualmente.

Biografia do Autor

Nilana Rodrigues de Souza, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2010 - 2012) e graduada em Administração pela mesma instituição (2008

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajaí

Possui Graduação em Zoologia - Universidad Nacional de La Plata (1973) e Doutorado em Ciências, Área de concentração: Oceanografia Biológica, pela Universidade de São Paulo (1980). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando no mestrado e doutorado do Programa de Põs-Graduação em Administração. Tem orientado dezesseis dissertações e cinco teses.

Downloads

Publicado

05/09/14

Edição

Seção

Artigos