PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Vera Lúcia da Silva Ventura Universidade Nove de Julho
  • Nildes Raimunda Pitombo Leite Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i3.1447

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Pessoas – GEP. Comprometimento Organizacional. Docência no Ensino Superior. Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma Instituição de Ensino Superior. O objetivo foi investigar as percepções de docentes do ensino superior acerca da influência da gestão estratégica de pessoas no comprometimento organizacional. O estudo foi delineado pela pesquisa qualitativa e pelo método fenomenológico, com utilização da estratégia de pesquisa de estudo de caso único. Como estratégias de coleta de dados realizaram-se entrevistas, observação participante e pesquisa documental por meio de roteiros semi-estruturados. Esses dados foram tratados pelos procedimentos de análise de conteúdo e análise documental.  Os resultados indicaram que, pela percepção dos entrevistados, a gestão estratégica de pessoas influencia o comprometimento dos docentes com a instituição e com a sua missão profissional como professores. Verificou-se que os docentes da graduação percebem essa influência com ênfase no comprometimento afetivo, enquanto que os docentes da pós-graduação demonstram a percepção dessa influência, com maior relevância, no comprometimento normativo.

Biografia do Autor

Vera Lúcia da Silva Ventura, Universidade Nove de Julho

Formada em Administração de Empresas, Mestre e Doutora em Administração. Atuou em áreas como Controladoria e Gestão de Pessoas. Atualmente sou docente e coordenadora de cursos superiores na Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

27/12/14

Edição

Seção

Artigos