A DINÂMICA DAS MOTIVAÇÕES EMPREENDEDORAS: UMA INVESTIGAÇÃO RETROSPECTIVA

Autores

  • Victor Silva Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Glaucia Maria Vasconcellos Vale Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Programa de Pós-graduação em Administração.

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i4.1441

Palavras-chave:

empreendedorismo, necessidade, oportunidade, longitudinal, baixa renda.

Resumo

Este artigo, resultado de reflexão teórica e de pesquisa empírica, investiga a dinâmica entre dois fatores considerados, atualmente, indutores da atividade empreendedora: necessidade e oportunidade. Sua base teórica advém da literatura sobre as motivações empreendedoras. Suas evidências empíricas derivam de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, realizada junto a dois empreendedores bem-sucedidos provenientes de camadas socioeconômicas vulneráveis e localizados no município de Belo Horizonte. Observa-se que tal metodologia, que contou com dados longitudinais derivados da investigação retrospectiva, mostrou-se particularmente útil para a análise do fenômeno. Os resultados sugerem: i.) que o fator indutor original parece não condicionar o desempenho dos indivíduos e de seus empreendimentos; ii.) a ocorrência, ao longo do tempo, de justaposição e de complementaridade entre ambas as motivações. O artigo contribui para melhor compreensão de certas dimensões do empreendedorismo, além de demonstrar a utilidade de uma metodologia ainda pouco explorada para investigações do fenômeno analisado.

Biografia do Autor

Victor Silva Corrêa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando e mestre em administração, especialista em marketing e graduado em comunicação social - Jornalismo e Relações Públicas - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. End.: Avenida Itaú, 525, Prédio Redentoristas, Dom Cabral, Belo Horizonte – MG – Brasil – CEP 30535-012. E-mail: correavictor@oi.com.br.

Glaucia Maria Vasconcellos Vale, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Programa de Pós-graduação em Administração.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora do Departamento de Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). End.: Avenida Itaú, 525, Prédio Redentoristas, Dom Cabral, Belo Horizonte – MG – Brasil – CEP 30535-012. E-mail: galvale@terra.com.br.

Downloads

Publicado

21/03/18