DISCURSO, ETHOS E GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES

Autores

  • Luiz Claudio Vieira Oliveira Universidade FUMEC
  • Zélia Miranda Kilimnik Universidade FUMEC
  • Isabella Rodrigues Vianna Fornaciari Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i4.1383

Palavras-chave:

Ethos, Gerenciamento de impressão, Análise do Discurso, Poder

Resumo

Os conceitos de ethos e gerenciamento de impressões participam da hipertextualidade, como um progressivo entrecruzamento de informações, reunindo áreas diferentes. Ethos, no sentido de representação do corpo do responsável pelo discurso, pertence à Análise do Discurso. Este artigo objetiva compará-lo com o conceito de gerenciamento de impressões (Impression Management), definido como a tentativa, dos indivíduos, de influenciarem ou controlarem as imagens que os outros constroem deles, por meio do discurso verbal e não verbal, na forma como esse conceito é empregado pelas teorias das organizações e pela Psicologia Social Experimental. Pretende-se indicar que ambos funcionam como uma estratégia discursiva para o exercício do poder. Os conceitos de ethos e de gerenciamento de impressão remetem a situações pragmáticas de comunicação, compreendidas pelo ato de enunciação. A comparação entre os conceitos e a discussão das teorias que os fundamentam se fez por pesquisa bibliográfica. A contribuição deste artigo consiste em apontar a ligação de ethos e gerenciamento de impressões ao exercício do poder e da persuasão, individual ou organizacional; a intertextualidade de teorias de áreas diversas; e a contribuição da Análise do discurso para o aprofundamento dos conceitos.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Vieira Oliveira, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Zélia Miranda Kilimnik, Universidade FUMEC

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Isabella Rodrigues Vianna Fornaciari, Universidade FUMEC

Mestranda em Administração - Universidade FUMEC

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Publicado

31/12/12