MODELO ESTRUTURA-CONDUTA-DESEMPENHO EM TERMINAIS INTERMODAIS DO CORREDOR CENTRO-LESTE

Autores

  • Carlos Gracindo Pereira Landivar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lechan Colares-Santos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Alexandre Borges Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mayra Batista Bitencourt Fagundes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1317

Palavras-chave:

Agronegócio, DEA, ECD, Intermodalidade, Logística

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a estrutura de mercado, conduta e desempenho dos terminais intermodais graneleiros localizados no corredor logístico Centro-Leste brasileiro, apoiando-se no paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho. Para tanto, fez-se um estudo de caráter qualitativo-quantitativo baseando-se em dados primários e secundários. Os resultados apontam que o setor é altamente concentrado, caracterizando uma estrutura oligopolista. Para conduta, evidenciou-se a adoção de praticas concorrenciais cooperativa, visando o equilíbrio do mercado; enquanto que média do desempenho operacional da indústria mostrou-se ineficiente. Conclui-se que a estrutura e conduta de mercado podem prejudicar o desempenho operacional dos terminais intermodais de transbordo de grãos do corredor Centro-Leste, desfavorecendo a competitividade da movimentação e exportação das commodities do país, somado as ineficiências estruturais logísticas existentes.

Biografia do Autor

Carlos Gracindo Pereira Landivar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela UFMS (2006) e mestrado em Administração pela UFMS (2012). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, competitividade, avaliação de desempenho, agronegócios, administração geral e educação à distância.

Lechan Colares-Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Mestre em Administração (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Administração pela UFMS (2007). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), ministrando as disciplinas de Gestão de Agroindústrias; Logística aplicada ao agronegócio; Gestão de Operação e Logística e Administração aplicada ao Turismo e Hotelaria, nos cursos de Administração, Agronegócio e Turismo.

Alexandre Borges Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGad-UFMS (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: logística agroindustrial, intermodalidade, avaliação de desempenho e escoamento de grãos. Atualmente desenvolve pesquisa pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU - UnB).

Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1997), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercados e Comercialização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: brasil, cotonicultura, competitividade, equilibrio geral e agronegócio.

Renato Luiz Sproesser, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1991), MBA em Agribusiness pela ESSEC-França (1993) e doutorado em Génie de Systèmes Industriels - Institut National Polytechnique de Lorraine-França(1995) (Revalidação UFMG: Doutorado em Administração). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Gestão com ênfase em Organização Industrial e Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação de sistemas agroindustriais, cadeias produtivas, competitividade, estratégia, e varejo alimentar.

Downloads

Publicado

29/11/13

Edição

Seção

Artigos