Espelho, Espelho Meu: o que faço é igual ao que vês que faço? O Impacto de Ações de Responsabilidade Social na Imagem Corporativa de uma Empresa do Setor Elétrico

Autores

  • Janete Lara Oliveira Programa de Pós-graduação em Administração Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika Rúbia Souza

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1275

Palavras-chave:

legitimidade, reputação, imagem, responsabilidade social

Resumo

O estudo da responsabilidade social constitui uma temática atual nos estudos organizacionais, cuja relevância vem crescendo em virtude da emergência das questões ligadas à sustentabilidade.  Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a percepção de uma categoria relevante de clientes acerca das ações de responsabilidade social empreendidas por uma empresa do setor elétrico (Cemig) e como essa percepção parece influenciar nas decisões de compra desses clientes. Os resultados da pesquisa indicam que a capacidade técnica demonstrada pela fornecedora de energia elétrica aparece como o elemento mais relevante para justificar a decisão de compra dos clientes corporativos livres, pautada ainda pela lógica de redução de custos e pela busca de eficiências nas operações.

Downloads

Publicado

29/11/13

Edição

Seção

Artigos