MOTIVOS DA ESCOLHA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS POR MEIO DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Autores

  • Maurício Scagliante Bomtempo Federação Brasileira dos Bancos FEBRABAN São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho – UNINOVE São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Universidade Nove de Julho – UNINOVE São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i3.1262

Palavras-chave:

Curso de Administração, Escolha do Curso, Fatores que influenciam a escolha.

Resumo

O estudo analisa os fatores que influenciam os alunos na escolha pelo curso de graduação em Administração, e como esses fatores se relacionam. Parte-se de um recorte das teorias vocacionais existentes de ampla aceitação e de alguns estudos que abordam o tema. Promoveu-se o agrupamento dos motivos de escolha, segmentando-os em três categorias: Fatores Sociais, Fatores Psicológicos e Fatores Econômicos. Para análise da causalidade, estabeleceram-se três modelos, cada qual tendo como antecedente um desses fatores. Testou-se a adequabilidade dos modelos por meio de dados empíricos obtidos junto a 258 estudantes de cursos de graduação em Administração em quatro Instituições de Ensino Superior da rede privada da cidade de São Paulo. Utilizou-se como técnica estatística de análise a Modelagem de Equações Estruturais. De acordo com os critérios estabelecidos, os resultados indicaram maior aderência aos dados amostrais pelo modelo que estabelece fatores sociais como antecedentes no processo de escolha vocacional.

Biografia do Autor

Maurício Scagliante Bomtempo, Federação Brasileira dos Bancos FEBRABAN São Paulo, São Paulo, Brasil

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho – UNINOVE São Paulo, São Paulo, Brasil

Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Universidade Nove de Julho – UNINOVE São Paulo, São Paulo, Brasil

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