PROPAGAÇÃO DE MENSAGENS NA INTERNET: TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO

Autores

  • Gustavo Ferreira Mendes de Souza Fundação Dom Cabral Nova Lima, Minas Gerais, Brasil
  • Fábio Roberto Ferreira Borges Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Ana Lúcia Miranda Lopes Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Reynaldo Maia Muniz Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i3.1258

Palavras-chave:

Teoria do Comportamento Planejado, Marketing Viral, Jovens, Internet, Comunidades on-line

Resumo

Este artigo se propôs a estudar os fatores que impactam a pré-disposição de um jovem de Belo Horizonte a propagar mensagens pela Internet e apontar como as empresas devem trabalhar o conteúdo de suas campanhas on-line para que suas mensagens publicitárias sejam mais propagadas. Foi desenvolvida e aplicada uma survey, baseada nos pressupostos da Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991). Foi também avaliada a inclusão dos construtos Emoção Positiva e Emoção Negativa no Modelo de Ajzen, proposta por Perugini e Bagozzi (2001). Para o tratamento estatístico dos dados foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais. Após as análises identificou-se que os construtos Atitude em Relação ao Comportamento, Norma Subjetiva e Controle Comportamental Percebido são significantes, corroborando assim a validade do modelo proposto. Observou-se ser significativa a inclusão do construto Emoção Positiva, pois se obteve um coeficiente de regressão -R²- de 65%, maior do que o obtido sem a inclusão.

Biografia do Autor

Gustavo Ferreira Mendes de Souza, Fundação Dom Cabral Nova Lima, Minas Gerais, Brasil

Fábio Roberto Ferreira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Administração – CEPEAD/FACE/Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Lúcia Miranda Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Reynaldo Maia Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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