PROPAGAÇÃO DE MENSAGENS NA INTERNET: TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i3.1258Palavras-chave:
Teoria do Comportamento Planejado, Marketing Viral, Jovens, Internet, Comunidades on-lineResumo
Este artigo se propôs a estudar os fatores que impactam a pré-disposição de um jovem de Belo Horizonte a propagar mensagens pela Internet e apontar como as empresas devem trabalhar o conteúdo de suas campanhas on-line para que suas mensagens publicitárias sejam mais propagadas. Foi desenvolvida e aplicada uma survey, baseada nos pressupostos da Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991). Foi também avaliada a inclusão dos construtos Emoção Positiva e Emoção Negativa no Modelo de Ajzen, proposta por Perugini e Bagozzi (2001). Para o tratamento estatístico dos dados foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais. Após as análises identificou-se que os construtos Atitude em Relação ao Comportamento, Norma Subjetiva e Controle Comportamental Percebido são significantes, corroborando assim a validade do modelo proposto. Observou-se ser significativa a inclusão do construto Emoção Positiva, pois se obteve um coeficiente de regressão -R²- de 65%, maior do que o obtido sem a inclusão.Downloads
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