MICROINSURANCE – OPPORTUNITIES AND RESTRICTIONS IN AN EMERGING MARKET

Autores

  • Lauro Emílio Gonzalez Farias Fundação Getúlio Vargas - EAESP
  • Valentin Vidal Fundação Getúlio Vargas - EAESP
  • Tania Pereira Christopoulos Universidade de São Paulo - EACH

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1253

Palavras-chave:

Microseguro, Inclusão Financeira, Correspondentes Bancários, Seguro, Sistema Regulatório de Seguros.

Resumo

Por ser um tema recente, ainda não há consenso sobre a definição de “microseguro” e a sua dinâmica de mercado. Com o objetivo de contribuir para a compreensão do tema, este estudo investiga a dinâmica do Mercado de microseguros no Brasil, avaliando suas oportunidades e restrições. Foi elaborado um estudo de caso, através de entrevistas com tomadores de decisão de um dos maiores bancos do País e do órgão regulador do mercado de seguros do Brasil. Os resultados apontaram que o processo operacional deve ser simples e rápido e que os produtos de microseguros devem se valer dos mesmos canais de distribuição utilizados por outras operações de microfinanças, otimizando custos e gerando eficiência. Para que isso seja possível, as regulações de seguros estão mudando, mas é necessária supervisão na sua aplicação.

Biografia do Autor

Lauro Emílio Gonzalez Farias, Fundação Getúlio Vargas - EAESP

Professor do Departamento de Finanças da EAESP-FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças na mesma instituição. Doutor em economia pela Fundação Getulio Vargas -SP (2007). Foi Fellow do Microfinance Management Institute (2005) e pesquisador visitante na Universidade de Columbia (2004).

Valentin Vidal, Fundação Getúlio Vargas - EAESP

Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas - EAESP. Mestrado concluído na FGV em 2011.

Tania Pereira Christopoulos, Universidade de São Paulo - EACH

Atualmente, é professora da Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no curso de Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, microfinanças e inovação. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Montréal (HEC) em 2011.

Downloads

Publicado

29/11/13

Edição

Seção

Artigos