A Pedagogia Histórico-Crítica nos cursos superiores de Administração

Autores

  • Anderson Cruvinel Magalhães Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / PUC Minas
  • Roberto Patrus Mundim Pena Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i1.1251

Palavras-chave:

Formação de Administradores – Cursos de Administração - Pedagogia Crítica – Pedagogia das Competências – Pedagogia Histórico-Critica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a adoção da pedagogia histórico-crítica como orientadora da prática educativa de cursos superiores de administração. Tal proposição surge como resposta às críticas sobre as perspectivas, métodos, conteúdos, organização e didática dos cursos superiores de administração, que têm questionado a relevância de seus produtos educacionais e os seus efeitos na atuação de seus alunos. Para tanto, demonstra-se que a PHC representa uma possibilidade de síntese dialética da pedagogia das competências e da pedagogia crítica que orientam estes cursos atualmente. Uma vez verificada a possibilidade, busca-se descrever as condições necessárias, no tocante à concepção e estruturação de cursos, bem como a análise do papel dos agentes neles envolvidos, a uma prática educativa orientada pela pedagogia histórico-crítica por se defender a capacidade desta em possibilitar a formação de um egresso com uma sólida formação gerencial e consciência das condições de seu tempo.

Biografia do Autor

Anderson Cruvinel Magalhães, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais / PUC Minas

Possui graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA (2004) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é doutorando da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor do ensino bas, tec. e tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Estratégica e formação do Administrador

Roberto Patrus Mundim Pena, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas)

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, título revalidado no Brasil, na UFRGS, como equivalente a Doutor em Administração. Professor do Doutorado e Mestrado em Administração da PUC Minas. Mestre em Administração pela UFMG, psicólogo formado pela UFMG e filósofo pela PUC Minas

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Publicado

07/05/14

Edição

Seção

Artigos