ENSAIO: A INOVAÇÃO, A FIRMA, O MERCADO E A HORA DA VERDADE

Autores

  • Paulo Hayashi Junior Unicamp/Faculdade de Ciências Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1236

Palavras-chave:

inovação, criatividade, visão processual, inspiração

Resumo

O presente ensaio pretende ser uma forma criativa de aproximar conceitos e abordagens que parecem ser distintos e sem ligação ao redor do tema da inovação, tais como as pinturas impressionistas, a questão de poder de Nietzche e até mesmo o cachimbo do artista surrealista belga René Magritte. A inovação é algo desenvolvido pelas empresas modernas como uma espécie de novo ‘mantra’ empresarial e que, muitas vezes, é tratada de forma sistematizada com um foco em solucionar problemas ao invés de liberar o potencial criativo e criador do próprio homem. Deste modo, a inovação é um processo, uma estrada como é visto pela música referenciada no trabalho, que precisa de técnica e talento, liberdade e também inspiração. O ensaio procura contribuir com esta inspiração e também auxiliar na própria compreensão da inovação enquanto processo e também do lado relacional da empresa.

Biografia do Autor

Paulo Hayashi Junior, Unicamp/Faculdade de Ciências Aplicadas

Professor e Pesquisador da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.

Administrador pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

29/11/13

Edição

Seção

Artigos