USO DO GREENHOUSE GAS PROTOCOL PARA MENSURAR EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA E DESENVOLVER PROJETOS DE MITIGAÇÃO

Autores

  • Mônica Cavalcanti Sá de Abreu Universidade Federal do Ceara
  • Aline Mota Albuquerque SESI
  • Ana Rita Pinheiro de Freitas UFC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i2.1190

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Estratégia, Gases do Efeito Estufa, Setor Elétrico, Inventário de Emissões, Protocolo de Kyoto, Greenhouse Gas Protocol (GHG), Projetos.

Resumo

O artigo apresenta o uso do Greenhouse Gas Protocol para mensuração e mitigação de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEEs). Este framework guia as empresas desde o início da elaboração do inventário de emissões, passando pela definição e execução de projetos de redução de emissões, e culmina na divulgação dos resultados desses projetos. Foi realizada uma pesquisa-ação em uma empresa de distribuição de energia elétrica. O estudo mostra as etapas necessárias para realização do inventário de emissões e como ocorreu o processo de elaboração de projetos para a redução de emissões de GEEs. O trabalho discute os desafios para a implantação de projetos para mitigar os efeitos da mudança climática e a necessidade de um considerável aporte de recursos financeiros, tecnológicos e humanos para sua implantação. A regulação do setor elétrico apresenta-se incipiente na questão da mudança climática e não se configura como uma força motriz capaz de ampliar o fraco comprometimento da empresa com a implementação e avaliação dos projetos de mitigação dos GEEs.

 

Biografia do Autor

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Universidade Federal do Ceara

Bolsista de Produtividade do CNPq, Profa. Associado da Universidade Federal do Ceará, Pos-Doutorado no Institute for Manufacturing da University of Cambridge (UK), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ), Graduação em Engenharia Química (UFC)

Aline Mota Albuquerque, SESI

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC/FEAAC. Graduação em Administração pela UECE

Ana Rita Pinheiro de Freitas, UFC

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC/FEAAC. Graduação em Administração pela UFC

Downloads

Publicado

06/07/15

Edição

Seção

Artigos