O EXERCÍCIO DA GERÊNCIA UNIVERSITÁRIA POR DOCENTES MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i1.1189Palavras-chave:
Professoras, Gerência, Identidade, Gênero, UniversidadeResumo
Buscou-se, com este trabalho, compreender o exercício da função gerencial por professoras em uma universidade pública, sob a ótica da identidade e gênero. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e mais três professores e três técnicos administrativos ligados diretamente a elas, totalizando nove entrevistados. Verificou-se que, no exercício da gerência, existem algumas dificuldades em decorrência da predominância de homens na instituição e na ocupação de cargos de gestão, tais como desconfiança quanto ao trabalho executado pelas professoras, preconceito e discriminação. Além disso, para as docentes, é necessário articular vários papéis da vida pessoal e profissional e de (re)construir identidades ligadas a eles. Para alguns entrevistados, assumir cargos gerenciais é algo que independe do gênero, para outros, há traços identitários ligados ao gênero que podem favorecer no exercício da função gerencial.
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