O EXERCÍCIO DA GERÊNCIA UNIVERSITÁRIA POR DOCENTES MULHERES

Autores

  • Adílio Renê Almeida Miranda UFLA/Unifal-MG
  • Monica Carvalho Alves Cappelle UFLA
  • Fernanda Pierangeli Fonseca UFLA
  • Flávia Luciana Naves Mafra UFLA
  • Lilian Barros Moreira UFLA

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i1.1189

Palavras-chave:

Professoras, Gerência, Identidade, Gênero, Universidade

Resumo

Buscou-se, com este trabalho, compreender o exercício da função gerencial por professoras em uma universidade pública, sob a ótica da identidade e gênero. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e mais três professores e três técnicos administrativos ligados diretamente a elas, totalizando nove entrevistados.   Verificou-se que, no exercício da gerência, existem algumas dificuldades em decorrência da predominância de homens na instituição e na ocupação de cargos de gestão, tais como desconfiança quanto ao trabalho executado pelas professoras, preconceito e discriminação. Além disso, para as docentes, é necessário articular vários papéis da vida pessoal e profissional e de (re)construir identidades ligadas a eles. Para alguns entrevistados, assumir cargos gerenciais é algo que independe do gênero, para outros, há traços identitários ligados ao gênero que podem favorecer no exercício da função gerencial.

Biografia do Autor

Adílio Renê Almeida Miranda, UFLA/Unifal-MG

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Monica Carvalho Alves Cappelle, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Fernanda Pierangeli Fonseca, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Flávia Luciana Naves Mafra, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

Lilian Barros Moreira, UFLA

Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

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Publicado

20/05/13

Edição

Seção

Artigos