Religião e Comportamento de Consumo de Vestuário

Autores

  • Renato Borges Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Ronaldo Pereira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas
  • Warlei Tana Centro Universitário de Patos de Minas
  • Custódio Genesio da Costa Filho Universidade Federal de Lavras
  • Milton Roberto de Castro Teixeira Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i4.1048

Palavras-chave:

Religião, Comportamento de Consumo, Vestuário, Católico, Evangélico

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as diferenças entre grupos católicos e evangélicos nos comportamentos e nas atitudes referentes ao consumo de artigos de vestuário de seus seguidores. O estudo ancora-se em teorias gerais sobre comportamento do consumidor que, de modo geral, trata-o como processo social, com influências dos grupos. A metodologia utilizada teve caráter quantitativo, baseada em um questionário estruturado aplicado e validado a 175 católicos e a 196 evangélicos da Igreja Assembleia de Deus, ambas no município de Patos de Minas – MG. O questionário procurou abordar as dimensões de motivações de conformidade com o grupo, sociabilidade, situacionais, diferenciação, competitividade, influências dos acompanhantes, influências na escolha do local, influências das fontes de informações e de atitudes dos consumidores. As análises foram realizadas utilizando-se teste comparativo de médias, t de Student, para verificar diferenças em cada variável e dimensão nos dois grupos. Os resultados demonstram que há diferenças significativas entre os dois grupos, sugerindo que a doutrina e seus representantes exercem influências diferentes no comportamento e formação de atitudes em relação ao consumo de artigos de vestuário. Estas diferenças estão presentes, principalmente, quanto à sociabilidade, competição e conformidade com o grupo, indicando que os aspectos inerentes ao grupo a que se relacionam, como potencialmente determinantes desta diferenciação. Conclui-se que o pertencimento à doutrina evangélica influencia mais no comportamento de compra de artigos de vestuário do que a católica. Entretanto, as influências em ambos os grupos, de forma não comparativa, para cada dimensão são relativamente baixas.

Biografia do Autor

Warlei Tana, Centro Universitário de Patos de Minas

Professor do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

31/12/12