CONFRONTANDO A PERCEPÇÃO DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DAS EMPRESAS COM A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Leonardo Lemos da Silveira Santos Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
  • Ricardo César Alves Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i1.1029

Palavras-chave:

Conceito de Marketing, Orientação para o mercado, Índice de Sentimento dos Consumidores sobre o Marketing, Pequenas Empresas.

Resumo

Apesar da emergência do conceito de orientação para o mercado que tem impelido as empresas ao discurso de adoção de uma postura de total atenção ao “mercado”, é possível encontrar, cada vez mais, pesquisas com foco na insatisfação dos consumidores. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados originados de uma pesquisa conduzida para investigar ou confrontar as respostas dadas por pequenos varejistas localizados na região centro-oeste do estado de Minas Gerais sobre o seu grau de orientação para o mercado com a percepção que os consumidores têm acerca das ações de marketing das empresas. Para isso, foram utilizadas as escalas de orientação de mercado desenvolvida por Narver e Slater (1990) e a escala denominada “Índice de Sentimento dos Consumidores sobre o Marketing” desenvolvida por Gaski e Etzel (1986). Os resultados parecem afirmar que os consumidores têm uma boa percepção do marketing praticado pelas empresas, porém é possível identificar uma insatisfação no tocante às dimensões Propaganda e Atendimento.

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Publicado

30/03/12

Edição

Seção

Artigos