Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista PRETEXTO, publicada trimestralmente, é uma iniciativa da FACE-FUMEC com a finalidade de publicar e divulgar pesquisas teórico-empíricas e ensaios teóricos já finalizados, de modo a disseminar conhecimento. Também visa criar um debate sobre os temas ligados à gestão e gerar maior participação de acadêmicos e gestores em seu desenvolvimento.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Caso de Ensino

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos enviados para avaliação da PRETEXTO devem ser inéditos e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Antes de serem submetidos ao processo de avaliação para publicação, os artigos serão avaliados em termos de autenticidade e, caso não seja identificado o ineditismo do trabalho, o mesmo terá sua submissão rejeitada e os autores ficarão suspensos de novas submissões por tempo indeterminado. A revisão da suspensão poderá ser considerada, a critério do Conselho Editorial.


O objetivo do processo de avaliação é ajudar nossos colaboradores a melhorar seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes.

O processo de avaliação para publicação na PRETEXTO consta de duas etapas:

  • Primeiro, uma avaliação preliminar pelos editores, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
  • Segundo, double blind review.

Depois de aprovado, o artigo passará por uma revisão ortográfica e gramatical.
Os autores serão comunicados dos passos do processo por e-mail. Estimamos um prazo total de três meses, desde o recebimento até o primeiro parecer sobre o artigo.

Consideramos o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da PRETEXTO são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.

Os artigos aprovados serão considerados nas reuniões de preparação de pauta da PRETEXTO.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Indexadores

APROVADOS

  • Latindex
  • Sumarios.org
  • PKP
  • EBSCO
  • DOAJ


SUBMETIDOS

  • SCOPUS
  • ISI WEB OF KNOWLEGDE
  • SCIELO

 

Custos de Submissão, Publicação Leitura e Download de artigos e casos de ensino

A Revista Pretexto não cobra dos autores e leitores os custos de submissão, publicação, manutenção, leitura  e download dos artigos e casos de ensino.