A INCLUSÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE COM TDAH NO ÂMBITO ESCOLAR: ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

LETÍCIA DA SILVA ALMEIDA

Resumo


A presente dissertação exibe pesquisa bibliográfica, na modalidade qualitativa e método dedutivo, tendo como objetivo a investigação do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que acomete crianças e adolescentes em idade escolar, bem como analisar sobre a aplicabilidade do Estatuto da Pessoa com deficiência. Utilizou-se na pesquisa entrevistas realizadas e publicizadas por respeitadas fontes, com profissionais psicólogos, psicopedagogas, neurologistas, docentes a fim de obter informações de sintomas e aspectos específicos da criança e adolescente com TDAH identificados por estes profissionais e as consequências na vida destas pessoas. Buscou-se analisar o papel do Direito, em especial a Legislação: Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a (in)efetividade de referida norma no resguardo de infantes que possuem de TDAH. Também foi abordado a necessidade de profissionais, que lidam diretamente com essas crianças e adolescentes, de conhecer sobre o TDAH e outros transtornos, para lidar adequadamente com cada um de acordo com cada indivíduo, além da necessidade de inserção de novas metodologias de ensino para inclusão de crianças e adolescentes que possuem os transtornos, buscando garantir o direito fundamental a educação inclusiva pela escola pública ou privada.

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