LEGO SERIOUS PLAY NO ENSINO JURÍDICO

LUIZA MACHADO FARHAT BENEDITO

Resumo


O ensino jurídico não vem acompanhando completamente as significativas mudanças da sociedade no século XXI e isso determina expressiva falta de motivação dos alunos. As metodologias de ensino usadas nos cursos jurídicos continuam baseadas na autoridade e saber do professor e dos livros, pautadas, principalmente, no instrucionismo e na pedagogia. Este trabalho apresenta como problema central, então, a análise de metodologia de ensino
inovadora que pode contribuir para a superação do desinteresse e da falta de motivação e participação de muitos alunos dos cursos jurídicos. A pesquisa se desenvolve a partir dos seguintes temas: qual é o papel do Direito e como os cursos jurídicos desenvolvem o ensino e os propósitos essenciais do Direito atual; como despertar o interesse dos discentes e quais os aspectos fundamentais para a retomada do empenho e aprendizado efetivo dos alunos; como alcançar um Direito aplicável às realidades e demandas atuais da sociedade. Parte-se, assim,
da premissa da necessidade de mudanças dos métodos e metodologias do ensino jurídico do
Brasil, a fim de mitigar o problema central desenvolvido nesta pesquisa, demonstrando, inclusive, alguns dos resultados obtidos ao longo da construção deste trabalho científico, evidenciados pelos resultados de experiências docentes que trabalharam a atuação conjunta do arraigado instrucionismo, com o construtivismo e o construcionismo; bem como da pedagogia
com a andragogia; além da importância da razão, emoção, inovação, criatividade, o uso de imagens e dos jogos no ensino do Direito. Sob esta perspectiva, a pesquisa se desenvolve a partir dos marcos teóricos do Código Civil e do método de ensino LEGO Serious Play (LSP),
desenvolvido por Per Kristiansen e Robert Rasmussen. O método LSP pode ser aplicado em qualquer disciplina do Direito, bem como em outras Ciências, mas por aspectos metodológicos e por delimitação do tema, os exemplos aqui desenvolvidos pautar-se-ão substancialmente no ensino do Direito de Família. Portanto, inaugura-se este estudo não tendo a intenção de encerrar todas as questões que envolvem a matéria. A expectativa é que este trabalho seja útil à comunidade jurídica e à sociedade, ao reunir importantes métodos e
soluções aplicáveis ao ensino jurídico efetivo e capaz de transformar a atividade profissional, a fim de contribuir para um Direito que acompanhe as transformações e os anseios da sociedade e dos discentes do século XXI. Reforça-se, assim, a necessidade do desenvolvimento e a aplicação de novas metodologias e métodos de ensino, que favoreçam a mudança do modelo mental dominante, o pensamento sistêmico, a inovação e a solução de problemas reais que motivem os alunos para o aprendizado. O LEGO Serious Play cumpre essas funções e precisa ser compreendido e utilizado pelos profissionais do Direito.


PALAVRAS-CHAVE: Metodologias de Ensino Jurídico; LEGO Serious Play;
Construcionismo; Inovação; Direito de Família.


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