POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL:OAUMENTO DO CAMPO DE ATUAÇÃO PARA OS/AS PEDAGOGOS/AS

Luiz Olavo Fonseca Ferreira

Resumo


Neste artigo, reflete-se sobre possibilidades de inserção das pedagogas e pedagogos no mercado de trabalho, considerando como campo de atuação a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, fez-se uma breve análise da evolução histórica das políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos no Brasil, mostrando as iniciativas que ocorreram desde o tempo da colônia até os dias de hoje. Analisa-se, também, a oferta dessa modalidade de educação na perspectiva do direito. Com base nesse contexto, descrevem-se as iniciativas, atuais, existentes no âmbito do Governo federal, no Estado de Minas Gerais e na cidade de Belo Horizonte, sendo levadas em consideração as possibilidades de trabalho.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos. Políticas públicas. Mercado de trabalho.

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Revista Paidéia

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