O IMPACTO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NA RELAÇÃODAS FAMÍLIAS POPULARES COM A ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS

Elânia Duarte Diniz

Resumo


Neste artigo, analisa-se a relação das famílias populares com a escola, focalizando as práticas e concepções dessas duas instâncias de socialização em torno da avaliação escolar no contexto específico da política educacional dos ciclos. Os dados da pesquisa, colhidos de famílias da cidade de Belo Horizontee dos profissionais de um estabelecimento de ensino da rede estadual mineira, revelam que a avaliação escolar é, sem dúvida, uma das fontes de conflitos – implícitos ou explícitos – no quadro das interações entre pais e professores. Isso confirma a hipótese de que há forte contradição entre as lógicas que orientam as práticas das famílias populares e as lógicas escolares naquilo que se refere à avaliação na proposta de ciclos.

Palavras-chave


Sociologia das relações família-escola. Ciclos. Avaliação escolar.

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Revista Paidéia

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