GRUPOS DE CONVERSA: UM ESPAÇO DIFERENCIADO DE SOCIALIZAÇÃO

Autores

  • Saulo Pfeffer Geber
  • Renata Silva Bergo

Palavras-chave:

Política pública de juventude. Forma escolar. Socialização. Grupos de Conversa.

Resumo

Neste texto, propomos algumas reflexões com base no relato de uma experiência de intervenção intitulada Grupos de Conversa, da qual participaram jovens inseridos no Programa Geração de Trabalho Protegido da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS) e lotados no convênio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Iniciamos nossa reflexão com uma descrição do programa, partindo para um relato sobre o processo de acompanhamento dos jovens, o sítio do programa na rede de Assistência Social e os instrumentos de intervenção utilizados. Em seguida, destacamos a metodologia utilizada nos Grupos de Conversa, acreditando que essa seja uma proposta de ampliação das formas de socialização possíveis em um contexto de ações sociais dirigido ao público jovem. As reflexões sobre essa metodologia aqui apresentada se justificam diante da constatação da predominância do que vem sendo chamada de “forma escolar” nas ações dirigidas a esse público.

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Publicado

30/12/08

Edição

Seção

Artigos