Psicopedagogia institucional e educação corporativa: desenvolvendo competências em colaboradores com dificuldades de aprendizagem

Andréa da Silva Silveira, Celina Pires do Rio Oliveira

Resumo


A ágil transformação do ambiente corporativo é impulsionada pela globalização e pela tecnologia, fazendo com que as empresas desenvolvam continuamente seus colaboradores, mantenham suas vantagens competitivas e permaneçam no tempo. A educação continuada na instituição, também chamada de educação corporativa, requer atenção para o processo de aprendizagem e seus métodos, pois visa desenvolver competências individuais e organizacionais que agregarão valor ao desempenho da organização. A Psicopedagogia Institucional pode ser considerada a chave do sucesso da aprendizagem organizacional, uma vez que o psicopedagogo é o especialista capacitado para estudar, identificar o que está errado, inadequado ou insuficiente na instituição, e propor as intervenções necessárias. Cabe a ele, ainda, identificar os colaboradores que apresentam dificuldades de aprendizagem e propor maneiras diferentes de aprender, bem como intervenções específicas, se essas forem indicadas.


Palavras-chave


Psicopedagogia Institucional; Gestão por Competências; Dificuldades de Aprendizagem; Desempenho Organizacional.

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Revista Paidéia

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