O uso da literatura infantojuvenil no atendimento psicopedagógico a crianças com dificuldade de leitura: algumas reflexões

Autores

  • Chrisley Soares Félix

Palavras-chave:

Literatura Infantojuvenil, Dificuldades de aprendizagem em leitura, Atendimento psicopedagógico.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de atuação psicopedagógica a partir do uso de livros literários. Para tal, realizou-se um levantamento de cunho bibliográfico que atrela temáticas relacionadas ao conceito e possibilidades de uso da literatura no processo de construção da aprendizagem, bem como aspectos relacionados ao atendimento psicopedagógico a crianças com dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura. Nesse sentido, a literatura associa-se à possibilidade de aproximação à leitura em função da possibilidade de o sujeito se identificar emocional e afetivamente ao contexto, enredo ou mesmo personagens das histórias, além de aproximá-lo ao universo da leitura e da escrita. Espera-se, com esse estudo, contribuir para a ampliação de pesquisas e práticas psicopedagógicas que atrelem literatura infantojuvenil ao processo de atendimento às dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

08/08/18

Edição

Seção

Artigos