A Alfabetização no Brasil: caminhos a seguir para o ensino efetivo da leitura

Rita de Cássia Duarte Leite, Pedro Saulo Rocha Martins, Ângela Maria Vieira Pinheiro

Resumo


Os indicadores sobre a educação brasileira apresentam dados preocupantes quanto ao índice de analfabetos funcionais e aos escores dos alunos em competências de linguagem, de matemática e de ciências em avaliações nacionais e internacionais. Há que se pensar em mudanças para melhorar esse quadro educacional, principalmente agindo nos anos iniciais, para que a alfabetização ocorra na idade certa e de forma adequada, o que nos remete à necessidade de estudos que busquem identificar os métodos de alfabetização elaborados com base em evidências científicas e que cumpram o seu papel. A presente revisão tem como objetivo apresentar uma descrição dos principais métodos de alfabetização desenvolvidos no Brasil.


Palavras-chave


Analfabetismo funcional; Métodos de alfabetização; Neurociências; Psicolinguística.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Paidéia

Revisão: Profª Silvia Fiuza
Projeto Gráfico e Capa: D'Lourenço Studio Gráfico
Diagramação: Tecnologia da Informação - Universidade FUMEC
Normalização: Biblioteca Universitária - Universidade FUMEC

ISSN 1676-9627 (Impressa)
ISSN 2316-9605 (On-line)
Universidade FUMEC
Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.