A inclusão escolar: breve histórico e alguns apontamentos para a prática do professor

Paula Cristina Vieira Araújo, Tatiana Corrêa Linhares

Resumo


Neste artigo, apresenta-se uma breve revisão da história da inclusão escolar, desde o século XVI até os dias atuais. O objetivo é apontar, nessa perspectiva, as dificuldades dos professores em atuar de maneira inclusiva e discutir a formação continuada na política educacional vigente em escolas regulares brasileiras. Espera-se demonstrar com este trabalho que não basta garantir somente a inclusão das crianças deficientes na escola, mas mudanças devem ser feitas no pensamento dos educadores e efetivadas as verdadeiras transformações na prática habitual das escolas, dos professores e dos demais profissionais da educação, segundo as políticas da legislação vigente.

Palavras-chave


Inclusão escolar. Professores. Dificuldades e formação continuada

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Revista Paidéia

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ISSN 1676-9627 (Impressa)
ISSN 2316-9605 (On-line)
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Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde.