Educação especial: caminhos e (des)caminhos

Autores

  • Sandra Freitas de Souza

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Inclusão. Sociedade. Escola.

Resumo

As pessoas com deficiência sempre existiram e sempre existirão e, embora possa perceber que o avanço das ciências tem provado a diminuição da incidência de algumas deficiências, ele ainda não foi capaz de eliminá-las totalmente. No percurso histórico dessas pessoas, identifica-se que foram dadas a elas diversas formas de atendimentos, que foram da total exclusão, passando pela segregação institucional e integração até o modelo de inclusão proposto no final do século XX. Esse modelo pode ser considerado como um avanço social, em que as pessoas com deficiência passam a ser vistas como sujeitos de possibilidades,precisando da convivência social para se desenvolverem e usarem suas habilidades. Documentos internacionais foram criados fazendo referências ao direito de “todas as pessoas” a usufruírem de todos os benefícios sociais, contemplando não apenas as pessoas com deficiências, mas todas as minorias discriminadas, e, no Brasil, a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da LDB 9394/96, bem como a construção de vários documentos normativos garantem esse direito a todos os brasileiros. A escola, como lócus de formação de cidadãos, prepara os sujeitos para a construção de uma sociedade inclusiva ao mesmo tempo em que se constrói nesse paradigma, eliminando de suas propostas toda e qualquer forma de discriminação. O presente artigo pretende trazer um resgate histórico das condições de vida das pessoas com deficiência desde a antiguidade até os dias atuais, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de se construir uma sociedade mais justa, tendo a escola como lócus preferencial para a construção dessa sociedade. Para isso foram consultados vários documentos normativos bem como autores como Bueno (1993), Carvalho (2004), Jannuzzi (1992), Mantoan (1998), Omote (2003) Sanfelice (1989), Sassaki (1997 e 2002), dentre outros.

Biografia do Autor

Sandra Freitas de Souza

Psicóloga e Pedagoga. Especialista em Educação Especial, Alfabetização e Educação Pré-Escolar. Mestre em Educação
pela PUC Minas. Coordenadora e capacitadora no Núcleo de Capacitação em Educação Inclusiva com Ênfase em
Deficiência Intelectual

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Publicado

28/06/16

Edição

Seção

Artigos