INFORMÁTICA EDUCATIVA: A INTERAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO COM OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Waghma Fabiana Borges Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Irton Milanesi Universidade do Estado de Mato Grosso.

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Professores regentes. Prática pedagógica.

Resumo

A evolução da tecnologia provoca constante reorganização da sociedade, com
impactos na economia, na política, na cultura e, consequentemente, na educação e na prática pedagógica dos docentes. Objetivou-se com esta pesquisa analisar a relação entre estagiários e professores regentes das escolas, procurando identificar a possível influência das atividades de informática educativa desenvolvidas pelos estagiários do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário do Vale do Teles Pires – na prática pedagógica dos professores regentes que atuam no Ensino Médio no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cleonice Miranda da Silva e na Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, localizadas no município de Colíder-MT. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi orientada com base nos fundamentos da abordagem qualitativa, ou seja, o conhecimento pode ser adquirido em sua natureza própria e nas condições reais em que se encontra o objeto de estudo. A metodologia utilizada, julgada mais apropriada, por considerar os pressupostos da abordagem qualitativa, constituiu-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Assim, realizou-se, inicialmente, a revisão da literatura, a qual possibilitou a celeridade da introdução ao tema estudado e a construção de uma síntese do objeto da pesquisa. Na pesquisa de campo, por meio do desenvolvimento da entrevista, buscou-se elucidar as opiniões e atitudes dos sujeitos (professores do Ensino Médio) sobre a informática educativa e o uso do computador nas suas práticas pedagógicas, bem como a interação entre os envolvidos nesse processo. Percebeu-se, por meio da análise dos dados, que a prática pedagógica dos professores regentes foi modificada, havendo maior tendência quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas aulas, pois a oferta de minicursos pelos estagiários aos professores do Ensino Médio das escolas pesquisadas influenciou a maioria dos docentes a desenvolver atividades com o uso das TDICs. Porém ainda não suprindo a demanda de formação nessa área do conhecimento, havendo necessidade de maiores investimentos na formação continuada desses professores. Quanto à interação entre os estagiários e os professores regentes, os dados evidenciaram que há troca de saberes e experiências, e o conhecimento flui de forma mais significativa e contextualizada.

Biografia do Autor

Waghma Fabiana Borges Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT, Campus de Cáceres. Professora no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário do Vale do Teles Pires, em Colíder-MT. Pesquisadora na linha de formação de professores, estágio supervisionado, prática pedagógica e informática educativa.

Irton Milanesi, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores, estágio supervisionado, ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade e formação docente.

Downloads

Edição

Seção

Artigos