REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Autores

  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inclusão digital. Educação a distância. Formação de professores. Cultura da convergência.

Resumo

Entendidos como mais do que acesso, processos de inclusão digital pressupõem
uma apropriação diferenciada das Tecnologias Digitais de Rede (TDR),
reconhecendo-se seu potencial participativo, criativo e comunicacional. Admitida
a importância desses movimentos no cenário educativo contemporâneo, urge
refletir sobre a formação inicial de professores, preparados para reconhecer e
participar dessas novas dinâmicas instituídas. Elegeu-se a formação a distância
em razão do intenso agenciamento das políticas governamentais para essa
modalidade e, também, por se acreditar que esse tipo de formação inicial pode
promover processos efetivos de inclusão digital.

Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/Udesc). Doutoranda em Educação (Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

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