A (DE)COLONIALIDADE DO SABER: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA)

Autores

  • Tchella Fernandes Maso Universidade Federal da Grande Dourado.
  • Leila Yatim Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Modernidade. Colonialidade. Universidade. América Latina. Interculturalidade.

Resumo

Dadas as inquietações como docentes e discentes na Universidade Federal da
Integração Latino-Americana (Unila), objetivamos com este artigo apresentar o
debate sobre a Universidade em sua condição moderna e colonial. Tendo em vista
a excepcionalidade desse projeto de Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil,
de caráter temático e internacional, é fundamental refletir sobre sua constituição,
seus desafios e possibilidades. Para tal, realizamos uma revisão documental e
bibliográfica sobre o projeto da Universidade. Além disso, baseamo-nos nas
experiências vivenciadas na instituição e na leitura oferecida pelas perspectivas
críticas à colonialidade, com uma orientação latino-americanista de superação
do eurocentrismo. Defendemos a intensificação de um projeto decolonial na
Universidade e os horizontes para a construção desse caminho. Adotamos uma
perspectiva condizente com a formulação teórico-metodológica que se pretende
pós-positivista, antinaturalista, reflexivista e interpretativista.

Biografia do Autor

Tchella Fernandes Maso, Universidade Federal da Grande Dourado.

Professora assistente da área de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Relações Internacionais, 2011, pela Universidade de Brasília (UNB).

Leila Yatim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteira pela
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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