O I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos e os documentos do Proeja

Autores

  • Neura Maria Weber Maron Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET), da UTFPR, atuando na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Tecnologia.

Palavras-chave:

Políticas públicas. Proeja. I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.

Resumo

Neste artigo, faz-se um breve estudo sobre as proposições indicadas no documento denominado Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, relatório final do evento de mesmo nome que, de alguma forma, também se faz presente nos documentos do Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Buscou-se verificar em que medida tais reflexões e propostas incidiram na elaboração do Documento Base do Proeja, da Proposta do Curso de Especialização do Proeja e nas demais ações desencadeadas pelo Edital Proeja-Capes/Setec n. 03/2006. A análise permitiu concluir que alguns elementos encontrados nesses documentos denotam confluências entre as proposições e reivindicações presentes no documento do I Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, organizado pelo segmento das universidades que compõem os Fóruns de EJA do Brasil e os documentos do Proeja.

Biografia do Autor

Neura Maria Weber Maron, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET), da UTFPR, atuando na Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Tecnologia.

Doutora em Tecnologia, na área de concentração de Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa Trabalho e Tecnologia, com ênfase na formação docente para a Educação Profissional de Jovens e Adultos, pela UTFPR. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos