O I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos e os documentos do Proeja

Neura Maria Weber Maron

Resumo


Neste artigo, faz-se um breve estudo sobre as proposições indicadas no documento denominado Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, relatório final do evento de mesmo nome que, de alguma forma, também se faz presente nos documentos do Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Buscou-se verificar em que medida tais reflexões e propostas incidiram na elaboração do Documento Base do Proeja, da Proposta do Curso de Especialização do Proeja e nas demais ações desencadeadas pelo Edital Proeja-Capes/Setec n. 03/2006. A análise permitiu concluir que alguns elementos encontrados nesses documentos denotam confluências entre as proposições e reivindicações presentes no documento do I Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, organizado pelo segmento das universidades que compõem os Fóruns de EJA do Brasil e os documentos do Proeja.


Palavras-chave


Políticas públicas. Proeja. I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.

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